Pesquisar este blog

17 maio 2015

Escreva uma carta para você mesma de 10 anos atrás.

Domingo, dia de 20 coisas para se escrever quando estiver em um bloqueio de escrita, ao som de The Corrs, pézinho direito na jaca, corpo dolorido e um gato no meu colo pedindo atenção. Então se ocorrer de alguma palavra sair nada a ver aqui, foi o Walter que digitou.

O que vou tratar hoje? Bora lá:

Write a letter to yourself 10 years ago.
Escreva uma carta para você mesma de 10 anos atrás.

18 anos, primeiro semestre de Letras na PUC-MG, com bolsa de estudos parcial e dando dinheiro para o Vaticano para que pudessem construir outra Estrela da Morte. Não menos nerd que agora, sem ter muita ideia do que fazer da vida.

Algumas coisas não mudam mesmo... Essa era eu 10 anos atrás.




Carta para mim mesma de 10 anos atrás.


Prezada eu mesma com 18 anos de idade,

O mundo não é perfeito, mas você fez o que podia fazer para melhorar. Eu sei que você está perdida pra baraleo com uma pancada de coisa nova que surgiu na sua vida - amizades fora do padrão costumeiros da sociedade, faculdade, desejos reprimidos, sexualidade latente, - mas srsly garota? A sua escrita é excelente!

Você escreve pra cacete e eu tenho um orgulho danado de você por isso. Você sempre dizia que era a única coisa que prestava: estudar e escrever bem, e eis que provou aqui para mim, você mesma daqui há 10 anos na frente que você é a melhor escritora que eu já tive o prazer de conhecer. Só sinto te dizer que essa habilidade se foi conforme os anos na graduação e as porradas na vida vieram (Acredite, você sobreviveu bem! Ganhou até uns loots raros com isso).

Não deixe o teu lado tr0ll ir embora. Sempre quando tiver oportunidade surpreenda as pessoas com suas baboseiras, não se sinta envergonhada por fazer coisas fora do comum, em expressar sua opinião, não deixe ninguém olhar você de cima pra baixo. Jamais deixe alguém te atingir no Ego, se for preciso, use o maldito (O Ego) contra quem quiser te ferir. Essas coisas vão ficar na nossa lembrança pra sempre. Não se deixe intimidar, não se deixe amedrontar, não se deixe ser usada como escada para outras pessoas se darem bem. Não deixe ninguém te subestimar, sério chuchu jamais se subestime, você é capaz de muita coisa legal.

Ame mais, mostre mais que ama, abrace mais. Você vai precisar de abraços. Pergunte mais sobre as mulheres - como funcionam, por que funcionam, como saber as entrelinhas - pergunte sobre você mesma - da onde vim, como vim, quem são seus ancestrais - tire as dúvidas que estão aí dentro da sua cachola. Pergunte, sempre pergunte, mesmo quando achar que a pergunta é idiota.

Converse mais com a mãe, não esconda tantos seus sentimentos dela, seja mais aberta pra diálogo. Diga para a S. que você a ama, mesmo que ela vá te evitar depois. Apenas diga, porque você irá se arrepender de não ter feito isso. Diga a J. que você não a entende, mas vai fazer o possível para entender. Diga a mãe que você não suporta mais viver a vida dela por ela, que você deseja mais, que você pode e conseguirá mais. Diga mais "tenho orgulho de ser sua filha e cada momento com você é importante pra mim" para a D., ela vai precisar disso mais do que você imagina. Pegue mais fins de semana pra zoar com a B., ela sempre será sua melhor amiga.

Ouça quem precisa ouvir, fale com quem precisa escutar, desenhe caso precisar. Tenha mais paciência com o povo da Medicina Veterinária (Eles vão te acudir em uma coisa muito especial). Preste mais atenção nos meninos da banda, não deixe que entrem demais na sua vida se não forem realmente verdadeiros. Não deixe que a diversão de tocar vire obrigação, pelo amor de Eru Ilúvatar, jamais deixe algo que você faz com Amor se torne obrigação.

Entre na conchinha do Gary quando sentir necessidade, se resguarde quando se sentir ameaçada, respire com mais cuidado para não deixar a ansiedade te pegar firme, os pensamentos ruins irão embora se você se manter ocupada, não irão se você ficar fingindo que está tudo bem. Leia mais o que ama ler, toque mais a Portman, invente coisas malucas pra rir sozinha, se mesmo assim os pensamentos continuarem: procure ajuda, diga isso em alto e bom som. Você precisa de ajuda, porque eu sei que precisa. Não fique com tudo trancado aí, não vai dar certo.

Aproveite as aulas de Didática, xingue a professora N* de reaça, antiquada e se recuse a ir andar na mesma linha que a dela. Grude no professor Jedi, ele te dará conselhos que você agradecerá muito daqui alguns anos. O Latim e a Morfologia vão te servir de muita coisa, o grego pode jogar no lixo. Presta bem atenção na fessora que conversa com as entidades alojadas debaixo do tablado.

VÁ MAIS A BIBLIOTECA DA PUC, CACETE!!

Aproveite o queijo, o pão de queijo, vá em festas juninas, dê um pulinho nas cidades vizinhas, saia mais de casa. Seja independente, não pense o que os outros vão pensar de você, seja você mesmo (Mesmo você não sabendo quem é ainda), não viva a vida pela expectativa dos outros (Você sabe quem), apenas viva a sua como você gostaria de viver. 

Ouça mais The Corrs, aprecie cada momento que tem ao se imaginar na Terrinha Abençoada, não corte os laços de um passado não muito longe que sei que você tem muito contato. Deixe quem te protegeu sempre lá nas brincadeiras debaixo da mangueira te dar mais dicas de roteiros, estórias, contos, poesia e músicas. 

Tente pensar em mim daqui há 10 anos (Eu sei que você já faz isso, sua espertinha), pense no quanto vamos conquistar juntas. Agora simplesmente ignore essa carta e faz do jeito que você quiser, eu sei que você é teimosa pra cacete e sabe se virar bem melhor do que eu agora.

Sinceramente,

Você mesma de 10 anos depois (28 anos).

Ps: Aprenda a cozinhar. Sério!
Ps²: Adote um gato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário