Pesquisar este blog

17 dezembro 2014

Projeto 1 praia por semana - Santo Antônio de Lisboa



Santo Antônio de Lisboa.

Aqui começou a "história" catarinense literalmente, pois quando ainda se chamava Desterro, foi o primeiro lugar onde o Imperador Dom Pedro II deu um pulinho quando veio ao solo sulista. Ninguém, é claro, entendeu wtpowha um cara cercado de guardinhas imperiais e dando tchauzinho pra todo mundo fazia tanto sucesso, até que ele mandou pavimentar a primeira rua da Ilha.

Até hoje a praça tá lá, e os casarões da época açoriana (Aquela ilhazinha perto da África que os portugueses também colonizaram) e as ruas de pedra e o pôr-do-sol mais lindo de toda cidade.

Fui particularmente abençoada em poder trabalhar bem no centro histórico, a escola onde estagio fica há poucos metros da primeira Igreja açoriana - Nossa Senhora das Necessidades - e dessa praça citada aí em cima. Da janela da biblioteca dá para ver o Grande Mar, dá para sentir a maresia em dias mais úmidos, dá pra ouvir a brisa vindo do Mar e assoviando entre as árvores, e durante o almoço, quando dá tempo, desço em passadas rápidas para a orla, sento perto do banco de areia de poucos metros e observo as gaivotas malucas bicando coisas que estão ali: barcos de pescadores, redes de pesca, barcos maiores, etc.

O pôr-do-sol aqui é lindo, lindo, lindo!

É um lugar de muitas lembranças também. Muitas que prefiro segurar bem bem bem bem guardadinhas aqui comigo e deixá-las morninhas enquanto posso. Há também outras de momentos pavorosos como abstinência de Pepsi, frio de congelar os ossos, calor do baraleo, cafés-da-manhã que resumiriam o dia todo e um balanço no parquinho que iria testemunhar lágrimas e muitos silêncios meus.

Aqui é um pedacinho de mim que sei que estou cultivando bem, em menos de 5 meses consegui ver Santo Antônio como uma extensão do meu lar particular, aquele pedacinho de terra no qual sinto meus pés pisando e toda a sensação de alívio me alcançar por completo.

A praia que mais me sinto perto de algo chamado lar - noldorin feelings - tá aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário