Pesquisar este blog

10 novembro 2014

[Nerdivinas] Damas de Ferro e Aço: a beleza das armaduras femininas


Olá nerds lindos de todo universo! Todos estavam embalados na preguicinha das férias, né?

Tá na hora de endurecer um pouco a postura, pois hoje vamos de falar de ARMADURAS!! Mas não só armadura, vamos falar de Damas em Armaduras!!

Peraê? Damas de armadura?!

Sim, sim, sabe as delicadas mocinhas que mal conseguiriam levantar uma espada? Esquece esse estereótipo bobo, nada de sexo frágil aqui. Em muitas ocasiões históricas, diversas mulheres precisaram entrar em batalha, vestir a armadura e sair cavalgando por aí para defenderem seu país, sua família e suas crenças.

Joana D'Arc foi uma das mais conhecidas, tanto na História Mundial, quanto nas mídias como filmes, desenhos e afins. Apesar de passar o tempo todo disfarçada de homem para não ser expulsa do exército francês no século XV, ela é normalmente retratada com uma armadura dorsal completa  nas pinturas católicas.

Joana D'Arc por Jean-Auguste-Dominique Ingres (1854)

E se você curte a ideia das donzelas em full armor, um bela dica é o Real Women in Real Armor no Pinterest, organizado por Ben Rose (escritor de fantasia medieval). Nesse álbum Rose reuniu bons exemplos de mulheres em armaduras de verdade, tanto na televisão quanto em festivais medievais que acontecem por aí. Esse pinboard não é apenas mulheres em armaduras de ferro, mas também em outras vestimentas como corseletes de couro, cota de malha e samurais (Yep, difícil de achar, mas está lá). Ou seja material de pesquisa de primeira pra quem é escritor, artista ou só curioso sobre armaduras.


Virginia Hawkins - atriz e dublê
Nicole Leigh Verdin no filme The Shroud

3cfcca30776e71e5b89c791ed5450c04
Alanna von Leuenfels

983c5a5cc4dbca43ebbefd93496dfb12
Vidrig via Tumblr

da3e230f603c1e5ec676c581cf4a8347
Rory Morris via IMGUR

Mais outro pinboard muito legal é o Warrior Women, que traz uma miscelânea de mulheres guerreiras com suas armaduras tanto em LARP (live action role-playing, ou jogo de interpretação ao vivo) quanto nas telinhas do cinema e seriados. Já o LARP for Women além de full plates e muito ferro, tem imagens de outros tipos de armaduras como corseletes de couro, vestimentas mais leves para conjuradores de magia e muito mais.

De acordo com alguns historiadores, uma armadura completa de batalha chegava a pesar cerca de 50kg e dificultava bastante a movimentação de seus usuários. Porém com a mudança de materiais usados para confeccionar essas placas atualmente, podemos imaginar que seja bem mais fácil andar com uma dessas por aí. Se você quer saber mais informações sobre armaduras medievais femininas reais e funcionais, esse artigo no io9.com ajuda bastante esclarecer muitas dúvidas e desmitifica padrões adotados por Hollywood. Já esse artigo do site Tor.com explica porque as armaduras com "boob plate" (aquelas que demarcam os seios femininos) são totalmente erradas e mortais. Os dois artigos estão em inglês, mas valem muito a pena a leitura.

Vendo essas armaduras completas me deu vontade de fazer cosplay de novo - mas cadê minhas caixas de sucrilhos com papel alumínio? #CosPobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário